segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Resenha 90 anos antes – Marcia Abreu.


Confesso que fiquei com um pé atrás ao ler um pouco sobre o livro. Não me culpem, afinal, existe um numero demasiado de livros sobre vampiros, e, muitos deles, são completamente Clichês.
Mas, assim como disse na resenha de Adeus à Humanidade, o livro supera qualquer expectativa que possamos ter, não se aproximando em nada da coisa do “Vampiro adolescente e brilhante”.
Eis a sinopse do livro, postada no Skoob:
Em 90 Anos Antes, primeiro livro da Série Renascer, David Andrews conta toda sua vida, desde a sua transformação de um simples mortal para um vampiro, até os dias atuais, dias estes marcados pelo reencontro com Elise. David se apaixona por Elizabeth Evans, uma vampira, que encontrou na floresta. Apaixonados, iriam se casar, mas em 1901, quando um vingativo e inesperado desafeto de Elizabeth a reencontra, astuciosamente consegue atraí-la para a mesma floresta, matando-a, e queimando seu corpo. 90 anos de completa agonia se passaram na vida do imortal David Andrews. Vivendo em um total desinteresse por tudo e por todos, e se sentindo como um verdadeiro vampiro. Nem completamente vivo... E completamente morto! Até que, uma noite, por ironia do destino que lhe prega uma peça, coloca novamente Elizabeth em sua “vida”, reencarnada na pele de outra mulher, Elise. Leia mais: http://www.marciaabreu.com/
Bom, vamos à resenha:
O livro consiste nas lembranças do que vem ocorrido há 90 anos na vida de David Andrews, que as conta à Srtª Andrews.
Quando, após um acidente, David Andrews está às beiras da morte, é transformado em vampiro por Adam, um vampiro que, diferente da maioria deles, não caça humanos, vivendo do sangue de animais.
Vivendo anos com um vazio no peito, David se liberta ao encontrar “A garota da floresta”, Elizabeth Evans, uma vampira recém transformada, que sofre por sentir-se um monstro.  Os dois se apaixonam perdidamente, e planejam se casar, fato que é impedido em suas vésperas por antigos desafetos de Elizabeth, entre eles o sanguinário vampiro Oliver.
Com a morte de Elizabeth, David volta a viver sozinho, mesmo rodeado de pessoas. E, como o mesmo diz, passa a ser uma duna, arrastada pelo deserto da solidão. Isso até o destino colocá-lo frente a frente com Elise, uma jovem humana que parecia a reencarnação da própria Elizabeth. Talvez realmente fosse.
Ansiosa para tê-la, David se apressa um pouco, e assusta Elise, fato que ela conta no último capítulo do livro, narrado por ela.
90 anos antes é um livro claro, sem coisas desnecessárias ou fatos que não acrescentem em nada. A linguagem, jovem e coloquial, é muito bem usada para descrever os diversos momentos do livro.
A mistura de sentimentos também é muito marcada no livro, afinal, o personagem principal passa por tantos altos e baixos (coitado) que é quase impossível não ter pena dele. Por falar nisso, diversas vezes xinguei em meu íntimo a autora, por expor tanto ele.
E ainda somos apresentados a muitos mistérios: Quem é a Srtª Andrews que aparece logo na primeira página, e que precisa tomar uma decisão? Qual é o segredo do Livro Vermelho que Elizabeth esconde antes de sua morte (a autora já me adiantou que só saberemos isso no último livro)? E, o maior mistério de todos: Elizabeth realmente reencarnou em Elise, ou tudo não passou de uma defesa da mente de David?
Portanto, se você espera um livro parado, calmo e até mesmo repetitivo, você NÃO deve ler 90 Anos antes. Agora, se você espera um livro emocionante, repleto de sentimentos, com linguagem jovem e coloquial...
 Marcia Abreu pode mostrá-lo a isso a cada página.

Resenha: Kaio Rodrigues

Assista ao Book Trailer:

7 comentários:

Fernanda Bizerra disse...

Oi, já vi algumas resenhas deste livro e quero muito lê-lo.

Parabéns pela resenha!

Blog Amor literário: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Super beijokas!

Marcia Lopes Lopes disse...

Muito boa sua resenha Kaio, mas a Elise é mesmo a Elisabeth reencarnada e esse talvez venha ser o grande diferencial do livro. Eu amei ler 90 Anos antes. Parabéns a autora e obrigada Kaio por compartilhar conosco!
Bjs

Marcia Rubim disse...

Oie, Kaio! Você, como sempre, resenhando muito bem!
Fiquei curiosa para ler o livro da Marcia Abreu, já que, como é notório, adoro romances vampirescos...
Bjsss

Márcia Abreu disse...

Sim Kaio, a Elise realmente é a Elizabeth. Quanto a srta. Andrews e o livro vermelho... rsrrs
Amei a resenha meu lindo, obrigada ♥
Você mora no meu coração!

Roxane Norris disse...

Belíssima resenha! 90 anos é puro deleite para quem gosta de romance, e eu super suspeita de vir tietar minha amiga do coração!
Parabéns Kaio, vc foi perfeito em sua colocação!

Diéssica Nunes Sales disse...

já havia visto o booktrailer, e sua resenha aguçou ainda mais minha vontade de ler!

Kezia Martins disse...

Oi, Kaio.
Adorei sua resenha.
Já faz um tempo que estou querendo ler esse livro.
Os autores nacionais estão arrasando, um livro melhor que o outro.
Estou super ansiosa para conferir o trabalho da Marcia.
Beijinhos
http://fulanaleitora.blogspot.com.br

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates