terça-feira, 3 de julho de 2012

Acerto de contas

É uma história simples, mas que fala de uma realidade em qualquer parte do mundo, em qualquer lugar onde as diferenças não são respeitadas.
Vamos lá:




Acerto de contas.

“Existe um mundo onde os mais variados homens, as mais variadas culturas, vivem em perfeita harmonia. Para chegarmos até este mundo, existe apenas um portal, e ele só pode ser alcançado por duas coisas: Educação e Tolerância...”.
K. P. Rodrigues

xistem duas culturas que vivem num mesmo país, mas de tão diferentes, as pessoas as pintaram como inimigas. Esta história conta como um representante de cada cultura se encontrou, e o que aconteceu depois disso...
O homem de vestes chamativas, rebenque na cintura, lenço no pescoço e botas com espora caminhava devagar pela estrada de terra. O chapéu o protegia do sol agreste. Era um Gaúcho.
O outro, um sertanejo de cara amarrada, calça de couro, botas resistentes, chapéu e gibão, tinha olhar preocupado, e não estava ali para brincadeira. Era um arretado cearense, cheio de sonhos e convicções.
- Que tu queres de mim? – perguntou o gaúcho. – a troco de que me chamaste seu chinelão?
- Óia, vamos resolver de uma vez esta peleja, cabra. Ouvi dizer que os Bocós de sua terra xingam o povo nordestino. Só porque são ricos, não quer dizer sejam melhores que nós.
- Bah! Realmente somos mais ricos, “mas azar é do goleiro”. Não quero nem saber. Mas não falamos mal de vocês. Tu que falas mal de nós.
- Vocês dizem que somos breguessos. Objetos sem valor. Mas saiba que os melhores bolos, as melhores comidas, somos nós quem fazemos.
- Tu falas como se isso fosse grande coisa. Nossa carne é a melhor do mundo. Amamos churrasco.
- Você acha que isso é muito. Somos a região mais visitada dopais.
- Bah! Isso porque as pessoas não gostam do frio. Brasileiro não sabe o que é bom.
- Só não te dou uns cascudos porque não gosto de violência. Essa peleja é verbal.
- Suas mulheres têm tantos filhos que parecem coelhos. – O gaúcho tentava irritar o outro.
- E as suas mulheres são tão catraias, feias, que não encontram bons maridos.
[...]
E aquela discussão se manteve por horas a fio. É melhor não mostrá-la toda, pois crianças irão ler isso. Uma discussão sem motivo, pois um país tão grande quanto o Brasil, tão rico culturalmente, é capaz de abrigar povos dos mais diferentes tipos.
Discussões como essa ocorrem diariamente, entre diversos povos e diversas culturas, seja em nosso país, seja pelo mundo afora. Mas o importante é que Gaúchos, Nordestinos, Nortistas... podem ser muito diferentes; mas são filhos da mesma terra. De nossa imensa Pátria... Mãe Gentil.
Texto de: Kaio Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates