quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Livros que indico e Férias


Bem, pessoal, estamos fechando um ano, ou, como diria o Raphael Draccon, estamos terminando de percorrer um dos inúmeros Círculos de nossas vidas.






É com um misto de pesar e prazer que comunico que o Dia de Leitor tirará férias até o dia 15 de janeiro, ou, é claro, até o inútil escritor que vos escreve ter uma dessas IDEIAS MALUCAS QUE SURGEM NO MEIO DA NOITE.
Mas, já que é o último post do ano, e já que esse foi o primeiro ano do Blog, preciso fechar falando um pouquinho de alguns dos livros que li esse ano. Não é uma lista de melhores nem piores, mas, se o livro está aqui, é porque ele me surpreendeu.

Para começar, vou falar da melhor série que já li em toda a minha vida, mas que só tive o prazer de conhecer esse ano. Arrisco-me a dizer que se hoje você pode ler o  Dia de Leitor, é graças a essa série.
Dragões de Éter: Um mundo de fantasia onde “você não encontrará as coisas de maneira tão palpável quanto costuma”. Raphael Draccon nos mostra um mundo que poucas vezes foi criado, e que, na minha opinião, supera alguns dos trabalhos recentes de fantasia.
Se em “O senhor dos Anéis” somos mostrados a um mundo em crise, em Dragões de Éter somos mostrados a um mundo em ascensão, onde conflitos (em todos os sentidos da palavra) nos são mostrados a todo momento. O leitor prende o ar a cada pequeno capítulo, e só solta ao se dar conta de que o livro inteiro acabou. Vejam posts sobre o livro clicando AQUI e AQUI.

Adeus à Humanidade: Você gosta de livros sobre vampiros? Apaixonou-se por Crepúsculo? Esqueça tudo isso. Marcia Rubim com sua sabedoria sem tamanho nos mostra com muita emoção um mundo diferente, mas, ao mesmo tempo, tão próximo de nós que nos faz pensar se vampiros como Richard realmente não andam por aí. Esqueça a mocinha adolescente, esqueça o romance grudento. Adeus á Humanidade se passa no Brasil, e, sobretudo, mostra os conflitos de uma típica brasileira. Sem dúvida nenhuma é um grande livro. Vejam a RESENHA do livro, e a ENTREVISTA com a autora. Aliás, aproveito para lembrar que:






Adolescente alguém te entende. Sim, alguém nos entende. E para nos mostrar isso, Renata Martins usa todo o seu dom de escrita e algumas de suas convicções religiosas, além é claro, de sua experiência como adolescente. Um livro sutil e leve capaz de tocar à cada página as almas mais intocáveis, e capaz de mostrar que sim, alguém nos entende. Foi, sem dúvida, uma bela experiência. Veja a RESENHA e a ENTREVISTA com a autora.

90 anos antes. Mais um livro sobre vampiros que não se mostra como as estórias já conhecidas. Marcia Abreu, com suas palavras cheias de significado e emoção, nos mostra um vampiro diferente, e nos faz sentir um misto de emoções que vai do amor ao ódio. Um livro que ultrapassa quase um século, 90 anos para ser mais exato, e que nos faz pensar se o amor não é realmente algo infinito. Veja a RESENHA do livro e a ENTREVISTA com a autora.



Uma ponte para Londres. Marcello Rollemberg me mostrou algo diferente do que eu estava acostumado a ler. Me fez sair da fantasia, e criou fantasias em minha cabeça. Sim, Londres é minha paixão, e Marcello me fez vê-la por um ponto de vista diferente e bem humorado. Um ponto de vista próprio, peculiar, que só fez aumentar o meu gosto pelas terras de Sua Majestade. É, sem dúvida, um dos livros mais dinâmicos que já li.






O inverno das fadas. O que dizer do livro de Carolina Munhoz? O Inverno das Fadas é mais um dos livros que me fez fugir do meu gênero, digamos, mais confortável de leitura. Foi mais um dos livros que me fez pensar no quanto um livro romântico (nos diversos sentidos da palavra) pode ser apaixonante, cativante. Conhecer Sophia, a Leanan, foi um divisor de águas em algumas formas de pensar que eu adotava. Dizem que uma mentira contada 100 vezes acaba se tornando verdade. Pois bem, eu digo que uma estória contada 100 vezes se torna verdade. E, se o tempo me permitir, lerei o inverno das fadas por 100 vezes, e ainda acreditarei que as Leanans existem  por aí, e que pessoas como Michael Jackson, Raul Seixas, Paulo Coelho e, claro,Curt Cobain, já foram tentadas por essa criatura mágica. A propósito, a resenha O Inverno das Fadas será o primeiro post da volta de férias do Blog.

É isso galera, obrigado por estarem juntos com o blog ao longo desse ano. Espero que no ano que vem estejamos juntos novamente, e que eu possa mostrá-los mais um pouco desse universo repleto de seres mágicos que é a literatura.
Agradeço a todos os que leram, mas, especialmente, aos meus parceiros, como a Jessica Evagelista, a Marcia Lopes, a Kézia Martins, a Alexandra, Nicole Weiss, Agatha de Assis e o Gabriel Rezende aos meus escritores, que contribuíram aqui no blog, seja me dando dicas, seja dando entrevista. O Dia de Leitor está de portas abertas para vocês, Marcia Rubim, Marcia Abreu, Fernanda Belém, Renata Martins, Lilian Reis, Leonardo Born e todos os outros que sabem que me ajudaram.
Feliz 2013
a todos.

8 comentários:

Jéssica Rodrigues disse...

Obrigada pela homenagem Kaio :D
Estou muito feliz com essa parceria e ainda mais feliz por encontrar alguém tão fascinado por Dragões de Éter quanto eu.
Feliz 2013 e que tenhamos mais um ano de sucesso e de leituras marailhosas.

Bjs
Jéssica

Marcia Rubim disse...

Feliz 2013, Kaio!
Espero que no ano que se inicia eu tenha o prazer de ter o seu livro publicado em mãos!
Tudo de bom para vc e muito obrigada por citar aqui o meu livro!
Bjssss

Marcia Lopes Lopes disse...

Obrigada Kaio um abençoado 2013 pra vc e sua família e obrigada pela amizade e parceria!
Desses livros só não li um ou dois, sem contar Adeus a Humanidade que já é minha próxima leitura.
Quando puder passa lá no http://mundoliterando.blogspot.com.br/
Está rolando promoção.
Bjs

Renata Martins disse...

Kaio, muito obrigada por tudo.
Você foi um presente especial que ganhei este ano.
Desejo que seja apenas o início de nossa amizade e que dure muitos e muitos anos, pois nossa parceria deu certo.
Nunca desista dos seus sonhos e continue buscando sempre um alvo e será muito feliz e realizado em tudo o que fizer.
Feliz 2013, meu amigo, e até lá!!!!
BEijos!!!

Blog da Alê disse...

Oi Kaio,
No momento estou lendo 90 Anos Antes,estou adorando.
Ótimas dicas de livros.

Lilian Reis disse...

Ah Kaio, você é especial! Espero que todos os seus sonhos se realizem em 2013. Eu creio que conseguirá o que mais deseja. Creia também! ELE sabe de todas as coisas e tem o momento certo para todos. Ainda vou ler seu livro! FELIZ 2013, beijos, Lilian Reis.

Anônimo disse...

Pretendo ler logo o livro das MarciaS!!
Elas são tão legais e escrevem tão bem!!
♥♥
Fiquei besta quando soube que a Carolina Munhoz é casada com o Raphael Dracon *0* Eles fazem um bonito casal
Tenha um feliz 2013! Sucesso!

Agatha de Assis disse...

Muitos livros fofos... :D

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates